Saiba nesta lista, onde se come bem e a bom preço 😉

Veja a nossa selecção de bons restaurantes de cozinha tradicional portuguesa da cidade invicta, com uma excelente relação qualidade/preço.

O Rápido, é uma restaurante  típico, de grande qualidade na confecção dos alimentos. Aqui poderá saborear alguns dos pratos típicos da gastronomia tradicional, como por ex. os famosos filetes de pescada com arroz de polvo, as Tripas à moda do Porto (aos sábados) ou o Bacalhau à Rápido. Vale a pena a visitar e não se esquece de reservar antes, pois um espaço é pequeno, mas acolhedor.

Fica situado no centro histórico, na rua da Madeira, ao lado da estação de S. Bento.

O Antunes, restaurante típico, é já um clássico da cidade para se degustar o famoso Pernil assado no forno. Mas também vale a pena experimentar a “Posta de vitela à nossa moda” ou os Filetes de Pescada com arroz malandrinho, entre outras sugestões. Fica situado na rua do Bonjardim. 

O Ernesto, é outro dos restaurantes emblemáticos da baixa, fundado nos anos 60, um espaço rústico, mas bastante acolhedor, disponibiliza 2 pisos e um páteo exterior agradável, na decoração encontrará obras de alguns importantes artistas plásticos do séc. XX. Também serve pratos típicos da cozinha tradicional portuguesa, como o Cozido à Portuguesa, o Polvo, Bacalhau à Picaria ou os deliciosos Filetes de Pescada, entre outros. Merece sem dúvida uma visita, não se esquece de reservar, previamente a sua mesa. Situado na rua da Picaria, bem no centro da cidade.

Restaurante Zé Bota, no Carmo, muito próximo das Igrejas do Carmo e Carmelitas, é mais uma opção imperdível. Se gosta de Bacalhau, neste local acolhedor e simpático, vale a pena a degustação do prato Rei. O Bacalhau à Zé Bota é sem dúvida, um dos mais procurados, mas também têm o Medalhão de vitela ou os panados de Polvo com arroz do mesmo, entre outras iguarias.  

O Buraco, é outro dos restaurantes antigos do Porto, ainda em actividade. Serve pratos típicos da cozinha tradicional. como as Tripas à Buraco, Cozido à Portuguesa ou Fígado de cebolada, são algumas das iguarias, servidas sempre num ambiente familiar e com a simpatia do Sr. Manuel, um dos proprietários do restaurante. Localiza-se na rua do Bolhão, próximo do Silo Auto.

A Cozinha do Manel, outro dos restaurantes emblemáticos da invicta. Situado no zona oriental, à rua do Bonfim, serve pratos de cozinha tradicional portuguesa. Uma referência da cidade, frequentado por figuras públicas, aliás, basta olhar para ás paredes que o revestem, com dezenas de fotografias dos ilustres da urbe, mas também alguma figuras da politica e cultura nacionais.  

Casa Nanda, um restaurante tipico que serve delicosos pratos tradicionais, como por ex. os Filetes de pescada com batata e salada, bife de boi com cebolada, bolinhos de bacalhau com arroz de feijão, tripas à moda do Porto ou filetes de polvo com arroz do mesmo são só algumas das opções que vai encontrar por aqui. Fica situado na rua da Alegria.

Restaurante Pombeiro, um restaurante de comida caseira e ambiente familiar. Aqui pode deliciar-se com as famosas Tripas à moda do Porto, aliás, esta iguaria portuense é lá confeccionada diariamente, mas também tem outras opções, como a posta Maronesa ou os filestes de Bacalhau panados. Fica situado na rua Capitão Pombeiro, perto do antigo canil do Porto. 

Restaurante Verde Minho, outra das opções a ter em conta, com preços muitos acessíveis, quando visitar a cidade invicta. Comida de excelente qualidade e doses bem generosas, aqui delicie-se com o Bacalhau à Braga, Feijoada à Transmontana, a Picanha ou os Secretos de Porco preto grelhadas. Vale a pena conhecer, importante reservar se for jantar. 

Adega de São Nicolau, na Ribeira é outra das opções gastronómicas a não perder. Situado na rua S. Nicolau, no coração de um dos bairros  históricos mais antigos da cidade e junto ao rio Douro. Serve cozinha típica portuguesa, desde os famosos filetes de Polvo com arroz do mesmo, aos pratos de bacalhau ou Arroz de  Marisco, mas também se pode deliciar com pratos de carne, como as típicas Tripas à moda do Porto. 

(Em actualização)

Comments are closed.